Te amar me absolve?




Vou aprisionar teus doces lábios aos meus
enquadrar tua fugidia alma em meu coração
te flagrar, em plena luz do meio dia da vida,
roubando sedutoramente meus sentimentos!

Não quero ser um ditador que poda tuas asas:
Se disser que não me quer na noite que se esvai
Concederei-te uma liminar em habeas corpus;
Só amamos veramente quando somos de todo livre!

De tuas mãos sairá o meu veredito por te amar,
Dependendo das tuas razões de bem decidir
Saberei se te amar é uma cela solitária da Sibéria
Ou a mais desejada liberdade em comunhão!

Frases de Lispector

Quando você se depara com frases profundas e libertadoras, a impressão é quase um orgasmo. Aliás, é um orgasmo,mas diferente! Ocorre na alma! Vejam só:

“De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário. E que a ela cabia sofrer o dia ou ter prazer nele. Ela queria o prazer do extraordinário que era tão simples de encontrar nas coisas comuns: não era necessário que a coisa fosse extraordinária para que nela se sentisse o extraordinário.”


"Não posso ter uma vida mesquinha porque ela não combina com o absoluto da morte."

In: Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

Amor não Correspondido



Quando você se apaixona mas não está com esse alguém e esse alguém não te quer, tudo se resumirá em cachaça ou poesia (quem é rude no escrever ou cuja ideia não sai da cachola para o papel, ouve música daquelas de doer os cotovelos até do vizinho!).
Há alguns poucos que simplesmente desistem da vida, talvez por não suprir amor próprio e não tomar doses de Filosofia! Tristeza a gente sempre vence, ainda que com esforço e tempo! Do limão fazer uma limonada ou uma caipirinha!
Pode ser que o triste da gente se remedeie com os mais variados dos curativos, os "mertiolates do coração ferido". Cada um tem seu jeito de fugir da dor sentimental que lhe afoga o peito!
O amor não correspondido, o desejo incontido, é um absurdo de aparente contradição, pois o distante não é distante!
Já viu maior petulância inconsciente de quem a gente quer e não nos quer! O poeta Manoel de Barros, sintetiza essa maluquice:

"Tem mais presença em mim o que me falta."

O poeta e a Morte



O Poeta e a Morte

Em uma noite confusa,
A sensual dona Morte
Veio ter com o poeta,
Enquanto ele dormia.

A morte foi beijá-lo,
Mas o poeta acordou
Segurou-a pelos braços,
Cochichou no ouvido dela
E logo caíram na risada.

O poeta falava
E gesticulava no ar
E então a dona Morte
Se despediu calorosamente,
Prometendo uma visita
No futuro inevitável.

Sozinho novamente,
O poeta ficou a pensar:
O futuro pode ser
Daqui a um segundo
Pode ser amanhã
E quando ele surgir
Não me verei mais
No segundo instante!

Teoremas


Tenho pena de mim
Eu sem você agora...
Uma estrela explode
Mil meteoros atingem
O meu coração :
Oh, sim
O big bang é verdade!
Espalha-me o caos...
Desordeno-me sideralmente...

O meu vazio é logo ali
Entre as galáxias
Que não se encontram
Eqüidistantes
Algo infinito
Não, não, infinito é o só
O sol do amor
A loucura fascinante dos astros
E todo o seu equilíbrio
E todo esse seu brilho!

Santa Maria e a Fumaça




Mãe, juro por tudo,
Por Santa Maria,
Era para ser só alegria,
Mas veio a faísca, a fumaça,
E a ganância estava lá,
Na única porta de saída!

Mãe, não chegarei mais,
Nem eu, nem meus amigos,
Fomos asfixiados, pisoteados,
E alguém, o demônio talvez,
Vociferava sobre comanda!

Mãe, não fique triste assim,
As chamas foram acalmadas,
A fumaça tóxica se dissipou,
Não sinto mais aquela dor,
Nem aquele infernal Calor!

Guarde-me no teu coração,

Agora estou no céu (no cosmos);
Pense-me sorrindo como sempre
Nao, não serei um simples se foi,
Porque eternamente estarei
Em teus carinhosos pensamentos!

AQUELA CRIANÇA


Veja aquela criança desengonçada, olhos baixos e introvertida,
Com medo dos olhos julgadores das meninas no pátio da escola.
Preste atenção, ele ama o céu, passa horas vendo as albas nuvens,
Ele é estranho, indiferente e esquisito aos olhos dela: fala sozinho!

Ela nunca viu, mas ele a via e logo desenhava com gestos um coração,
Escrevia coisas num caderno escolar; sentimentos da mais pura alma.
Quantas vezes ele pensou em lhe deixar um bilhete em sua carteira,
Mas sempre se perdia nas vírgulas daqueles doces olhos de Capitu!

...

Sim, estou viajando no tempo, estou no passado tão presente em mim,
Aquela criança tímida era eu, absorvido em mil sensações e desejos;
Perdido no pátio da escola, minha bússola só me levava àquela menina,
Que se mantinha distante como a ilha do tesouro que contam os livros.
Aquela menina de belo sorriso, rainha do pátio da escola, era você!

Ainda desenho corações no ar, um gesto peculiar que me tornou hábito,
Que me arrasta para aquele teu sorriso, que nunca fora me dado.
Quando eu vislumbrava as nuvens do céu, escrevia para te ter comigo.
Nas folhas daquele caderninho do primário (ainda o tenho),
Eu tinha você comigo e você dizia me amar eternamente!

AMOR IMERSO

Vejo meus olhos espiando a profundidade de meu ser Sinto meu corpo escorregando nos desfiladeiros de minha alma. E mesmo assim não perco...